Aprender a surfar – Dicas e técnicas

Em primeiro lugar, fique atento ao seu equipamento. Escolha uma boa prancha que seja resistente e que te dê segurança e estabilidade. Para quem está realmente começando os modelos mais indicados são os longboards ou funboards, maiores e mais espessos, ou ainda pranchinhas com maior flutuação e largura. Uma bermuda confortável, que te dê maior flexibilidade nos movimentos também é indicada. Para isso, boas indicações são a Rip Curl e a Quiksilver, respeitadas marcas do mercado de surfwear, que visam colocar a alma do surf em seus produtos, tanto para a prática quanto para a casualidade.

A lycra é a mais importante, para os homens e para as mulheres. Ela vai proteger de ralados e lesões na região da barriga durante as remadas e o drop. Principalmente no início, onde o esforço será maior.


Aprender a surfar envolve, basicamente, equilíbrio e coordenação. Contando com isso, confira nosso passo a passo:

1. Procure um local com ondas pequenas. Lembre-se que você ainda não sabe surfar, não queime etapas;

2. Comece remando a partir da margem, deitado na prancha, até chegar ao local onde a onda começa a quebrar;

3. Intensifique a força das remadas quando a onda perfeita se aproximar;

4. Para aproveitá-la, você precisa treinar um movimento essencial chamado de “pop-up”, que consiste em subir rapidamente na prancha. Você precisará empurrá-la para baixo, apoiando as palmas das mãos na prancha na altura do peito e firmando os pés para conseguir subir. Treine na areia antes de cair no mar;

5. Mantenha as pernas flexionadas, no centro da prancha. Para não escorregar, é importante o uso da parafina, que deve ser passada na prancha em movimentos circulares, antes de entrar na água, para garantir a aderência nesse momento;

6. A partir daí, é a criatividade e a habilidade de cada um que entra em jogo, já que a variedade de manobras é muito grande e depende também da ousadia do surfista.

Quem deseja começar a surfar esbarra sempre no tamanho da prancha. Qual é a ideal? Qual é a melhor para começar? Veja um pequeno guia dos tipos de pranchas de surf para não errar na escolha!Se você é iniciante na prática do surf, a prancha deve ser maior, mais larga e mais espessa, pois assim a estabilidade fica maior, além de ser mais fácil na hora de remar, levantar e até mesmo dropar a onda.

Todas as pranchas de surf são medidas em “pés” e “polegadas”.
1 PÉ = 30,48 CM = 12 POLEGADAS
1 POLEGADA = 2,54 CM

O peso também um fator importante, por isso sempre considere escolher uma prancha que suporte um peso maior que o seu, gerando melhor flutuação e facilitando a estabilidade em cima da prancha. Conheça agora os tipos de prancha de surf mais famosos e usados

Gun: Modelo criado no Havaí, possuí um tamanho grande, porém o contato com a água é menor que a longboard. Uma bela dica para quem pretende mandar manobras em ondas grandes.

Funboard: É tida como a melhor opção para os iniciantes. Um pouco menor que a longboard, em torno de 7”, a funboard conserva a estabilidade e ainda possibilita a ação de manobras. Se você pretende começar a encarar as ondas, a funboard é escolha certa para o início.

Evolution: Se assemelha à funboard no na largura e espessura, porém tem o formato de uma pranchinha comum, com o bico pontudo. Possibilita maiores manobras que a longboard e a fun.

Performance, Minimodels ou Pranchinhas: Modelo mais usado pelos surfistas profissionais e também por amadores que já possuem um bom preparo físico e uma maior agilidade. É vista em quase todas as praias de surf e muito usada para ondas pequenas. Se você já tem uma noção no esporte e procura agilidade e manobras, esta é sua escolha.


Uma outra modalidade que nasceu há muito tempo e vem ganhando popularidade novamente é o stand up paddle, onde você surfa com a ajuda de um remo. Este modelo de prancha é o que mais cresce, justamente pela facilidade de se praticar e por ser de fácil acesso nas praias. Conheça um pouco mais sobre a modalidade stand up paddle





www.tanaonda.com#surf

aloha
 

 
Vem ai Gata da Onda 2017



Festa da Onda

com os destaques

do Surf e a Nova Gata Surf.


Aguardem

 

 
Feijoada do Cacau Menezes bombou na Lagoa em Floripa-SC. Brasil- Carnaval 2017

A festa mais democratica do Carnaval.

sucesso

Parabens Cacau

Congrats.

aloha
 

 
[2017-03-08] - Vem ai Gata da Onda 2017
[2017-03-08] - Feijoada do Cacau Menezes bombou na Lagoa em Floripa-SC. Brasil- Carnaval 2017
[2017-03-08] - Facebook Live transmite a temporada 2017 da WSL. aloha
[2017-02-28] - Uma final verde-amarela fechou o primeiro campeonato importante da World Surf League na temporada 2017
[2017-02-24] - A GATA DA ONDA ANDREIA SERAFIM VAI DESFILAR NA FEIJOADA DO CACAU
[2016-12-14] - inscrições seguem abertas para o Java Matadeiro Pro/Am em Florianópolis
[2016-11-23] - John John Levou em Halaiwa no Havai com empate. aloha
[2016-11-07] - Americano vence histórico Hang Loose Pro Contest 30 Anos
[2016-11-02] - Praia da Joaquina lotada para a estreia das estrelas do Hang Loose Pro Contest. aloha
[2016-11-02] - Hang Loose Pro Contest 30 Anos começa na Joaquina